Midiateca
A midiateca está instalada em sala própria na sede do Polo. Neste espaço estão expostos títulos de DVD’s sobre arte e ensino de arte, livros de arte e catálogos fornecidos pelo Polo Nacional da Rede Arte na Escola e alguns periódicos.
Conheça os títulos disponíveis na Midiateca
LISTA DE DVDs CONSTANTES NO PAE/FAV/UFG
Nº DVD |
Título |
Palavra-chave |
001 |
Amílcar de Castro |
Escultura, desenho, linha, espaço. |
002 |
Pancetti: O marinheiro só |
Paisagem, planos, composição, geografia, natureza, pintura, observação sensível. |
003 |
Akiko Fujita |
Diálogo com a matéria, perseguir idéias, imaginação criadora, observação sensível, escultura, cerâmica, ecologia, forma orgânica. |
004 |
Marcos Coelho Benjamim: O fazedor de Coisas |
Objeto, instalação, assemblage, inventário, procedimentos inventivos, geometria, cartum, matéria. |
005 |
Waldomiro de Deus: O Naïf Brasileiro |
Arte naïf, artista e sociedade, imaginário fantástico, pintura, observação, imaginação criadora, arte como experiência de vida. |
006 |
Rubens Matuck: A Aquarela no Brasil |
Aquarela, cor, sobreposição, diálogo com a matéria, pensamento visual, sistema simbólico, estética oriental e ocidental, meio ambiente. |
007 |
Abraham Palatnik: a arte do tempo |
Movimento, tempo, cor, luz, arte cinética, experimentação, procedimentos técnicos inventivos. |
008 |
A obra monumental de Poty |
Bens patrimoniais materiais, heranças culturais, signo, arte pública, mural, volume, procedimentos técnicos inventivos. |
009 |
Encontro: Um Processo de Alfabetização Estético-visual |
Aprendiz de arte, educação do olhar, processo lúdico e participativo, projeto, experiência, estética e estésica, meio ambiente, interpretação poética, elementos da visualidade, educação ambiental. |
010 |
MAM: Museu Vivo |
Obras patrimoniais, museu, acervo, espaço expositivo, desenho museográfico, relação público e obra, coleção, história do Brasil, arte contemporânea, arte moderna. |
011 |
Reencontro com Bonadei |
Forma, composição, figurativo, abstração, modernismo brasileiro. |
012 |
Thomaz |
Pintura, aquarela, xilogravura, assemblage, diálogo com a matéria, atitude lúdica, destema simbólico, espaço expositivo. |
013 |
Cores Urbanas |
Mural, grafite, arte pública, arquitetura, restauração, arte rupestre, muralismo mexicano. |
014 |
Monumentos de Franz Weissmann |
Bens simbólicos materiais, heranças |
|
|
culturais, arte pública, escultura, forma, tridimensionalidade, geometria. |
015 |
Isto é arte? |
Ser simbólico, arte contemporânea, elementos da visualidade através dos tempos, artista e sociedade, objeto, educação do olhar, arte e vida. |
016 |
H. O. Supra-Sensorial |
Arte contemporânea, percurso artístico, experimentação, artista propositor, pesquisa de materiais, contaminação de linguagens, cor, arte e vida, relação público e obra. |
017 |
(Arte. Digital) |
Web art, linguagens híbridas, videoarte, arte e tecnologia, cibercultura, realidade virtual interatividade. |
018 |
Recortes de Leda Catunda |
Linguagens híbridas, apropriação de imagens, pesquisa de outros meios e suportes, procedimentos técnicos inventivos, forma orgânica, diálogo com a matéria. |
019 |
O universo da arte (Fayga Ostrower) |
Educação do olhar, concepções de ensino da arte poética pessoal, sensibilidade, ser simbólico, forma expressiva. Gravura. |
020 |
Irmãos Campana: do design à arte |
Poética da materialidade, materiais não convencionais, design, mobiliário, experimentação, estética do cotidiano, forma/função. |
021 |
Antonio Dias: Arte Ilustrada |
Arte contemporânea, cor, diálogo com a matéria, dimensão simbólica da matéria, experimentação, objeto, pintura, procedimentos técnicos inventivos. |
022 |
Pinturas Pré-Históricas |
Patrimônios ambientais: sítios arqueológicos, Brasil, arqueologia, geografia, narrativa |
023 |
Marcelo Nitsche: Arte em Renovação |
Ação pictórica, experimentação, gesto no traço atitude lúdica, intuição, forma expressiva, pintura, escultura, pesquisa de outros meios e supores,arte pública. |
024 |
Arte e Matéria |
Diálogo com a matéria, experimentação imaginação criadora, monotipia, escultura, linhas, volume, arte contemporânea, química |
025 |
Oscar Niemeyer: o arquiteto do século |
Arquitetura, desenho, história, do Brasil, invenção, espaço, linha, obras patrimoniais. |
026 |
Waltercio Caldas: O outro lado do ar |
Arte contemporânea, arte pública, intertextualidade, transparência, espaço, objeto, livro de artista, intenção criativa, silencia. |
027 |
Carlos Fajardo: Para todos os sentidos |
Pintura, desenho, instalação, superfície, espaço não narrativa, percurso de experimentação |
028 |
Lasar Segall: Um Modernista Brasileiro |
Museu, espaço expositivo, relação público obra, educação estética, processo lúdico, e participativo, heranças culturais |
029 |
Veio |
Escultura, cultura popular, regionalismo, artesanato, intuição, imaginação criadora, vida cotidiana, imaginário fantástico. |
030 |
O Museu e a Escola |
Pesquisa-ação, educação estética, processo lúdico e participativo, metodologias de mediação, provocação de diálogo, museu. |
031 |
Sandra Tucci: Sensações Visuais |
Arte contemporânea, objeto, forma, cor, arte e vida, repetição, séries, procedimentos técnicos inventivos. |
032 |
Nuno Ramos: arte sem limites |
Poética da materialidade, conflito de materiais, suporte, acúmulo, experimentação, instalação, pintura. |
033 |
Rafael França: obra como testamento |
Videoarte, sexualidade, tempo, arte e vida, procedimentos técnicos inventivos, projeto poético, arte e tecnologia, arte contemporânea. |
034 |
Conversa Fiada |
Artesanato, regionalismo, cultura popular, artista e sociedade, design, transformação, cultura brasileira, heranças culturais, diálogo com a matéria. |
035 |
Francisco Brennand: Oficina de Mitos |
Bens patrimoniais materiais, heranças culturais, restauração, volume, imaginário fantástico, cerâmica, mural, procedimentos técnicos inventivos, símbolo. |
036 |
Aldemir Martins: Retratos do Brasil |
Cor, linha, temáticas figurativas, mundo animal, pintura, desenho, esboços, coleção. |
037 |
Casa da Flor |
Arte incomum, imaginário, intuição, imaginação criadora, arquitetura. |
038 |
Araquém Alcântara e a natureza |
Ecologia, meio ambiente, artista e sociedade, educação do olhar, luz fotografia de natureza, poética pessoal. |
039 |
O Arco e a Lira |
Arte indígena, linguagem, códigos, música indígena, curta-metragem, heranças culturais, educação patrimonial. |
040 |
Estrêla de oito pontas |
Experimentação, imaginação criadora, processos inconscientes, desenho, cinema de animação fotograma. |
041 |
As Máquinas de Guto Lacaz |
Experimentação, coleta sensorial, imaginação criadora, instalação, multimídia, cartum procedimentos técnicos inventivos. |
042 |
Iberê Camargo: Matéria da Memória |
Poética da materialidade, acúmulo procedimentos técnicos inventivos, diálogo com a matéria, ação pictórica, |
|
|
cor, superfície, massa, memória, pintura, arte moderna, arte contemporânea |
043 |
Leonilson: tantas verdades |
Linhas, caligrafia, temática contemporânea, arte e vida, bordado, arte contemporânea. |
044 |
Exposição Lygia Clark |
Procedimentos técnicos inventivos, pesquisa de materiais, objetos relacionais, percurso de experimentação, artista propositor, sensibilidade, arte e vida, relação público e obra. |
045 |
Desenho: Arte e Criação |
Desenho, educação do olhar, poética pessoal, linha, textura, meio ambiente, observação sensível. |
046 |
A Luz de Guignard |
Educação do olhar, artista-professor, concepçãode ensino de arte, temática figurativa, desenho pintura, heranças culturais, observação sensível. |
047 |
Percepção da Paisagem Urbana |
Cidade, educação do olhar, arquitetura, comunicação visual, espaço público urbano, geometria, espaço, códigos, heranças culturais. |
048 |
Rubem Valentim: geometria sagrada |
Arte afro-brasileira, sincretismo cultural e religioso, heranças culturais, temática religiosa, forma geometria. |
049 |
Viés (Edith Derdyk) |
Linha, ritmo, composição, arte contemporânea, pesquisa em arte. |
050 |
Mestre Didi: arte ritual |
Dimensão simbólica de matéria, matéria orgânica, arte afro-brasileira, sincretismo cultural e religioso, heranças culturais, temática religiosa, forma, geometria. |
051 |
O Lirismo de Renina Katz |
Poética da materialidade, suporte, procedimentos tradicionais, séries, diálogo com a matéria, desenho, aquarela, litogravura, reprodutibilidade, cor. |
052 |
Caramujo-flor |
Curta-metragem, cinema de poesia, ficção, literatura, movimento da câmera. |
053 |
Rugendas: O Ilustrador de Mundos |
História do Brasil, geografia, meio ambiente, artistas-viajantes, observação, paisagem, desenho, pintura, aquarela, heranças culturais. |
054 |
Baravelli: Colecionador de Imagens |
Ruptura do suporte, experimentação espaço, escala, apropriação de imagens, diálogo com a matéria. |
055 |
Evandro Jardim: cadernos de gravuras |
Linha, luz vida cotidiana, tempo geografia, gravura, observação. |
056 |
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand:A Aventura do Olhar |
Obras patrimoniais, museu, acervo, espaço expositivo, relação público e obra, coleção políticas culturais, história do Brasil arquitetura. |
057 |
Gravuras de Maria Bonomi |
Gravura, xilogravura, litogravura, gravura em metal, forma, textura. |
058 |
Videoarte: Experimentos de Imagem |
Videoarte, digitalização de imagens e sons, procedimentos técnicos inventivos, arte contemporânea, educação do olhar. |
059 |
Jeanete Musatti |
Projeto poético, inventário, atitude crítica, escala, arte e vida, colagem, dimensão simbólica da matéria. |
060 |
Impressões de Carlos Vergara |
Potencialidade, qualidade e singularidade da matéria, matéria orgânica, pesquisa de outros meios e suportes, percurso de experimentação, coleta sensorial, textura, monotipia. |
061 |
Enigma de um dia |
Curta-metragem, cinema de poesia, ficção, pintura metafísica, experiência estética e estésica. |
062 |
Da Madeira à Multimídia: Os Caminhos de José Bento |
Ato criador, diálogo com a matéria, projeto poético, madeira, escultura, multimídia, forma. |
063 |
Desenhos Cidade Desejos |
Cidadania, tipos humanos, cidades, geografia, meio ambiente, estética do cotidiano, códigos, arte como testemunho, desenho. |
064 |
A Tapeçaria de Norberto Nicola |
Tapeçaria, computação gráfica, volume, composição, investigação, atliê, arte plumária. |
065 |
Uma Instalação de Carmela Gross |
Ação criadora, percurso de experimentação, séries, atitude crítica, superfície, espaço, não-narrativa, instalação, dimensão simbólica da matéria, procedimentos técnicos inventivos, arte contemporânea, arte conceitual, artistas-professores |
066 |
A Herança de Mestre Vitalino |
Heranças culturais, estética do cotidiano, educação patrimonial, imaginário fantástico, cerâmica, museu, regionalismo cultura popular. |
067 |
Shoko Suzuki: Cerâmica e Tradição |
Cerâmica, ritual, forma, harmonia, estética oriental, procedimentos tradicionais. |
068 |
Siron Franco: natureza e a cultura |
Arte e vida, arte pública, artista e sociedade ética, cidadania, meio ambiente, atitude crítica. |
069 |
Som do Barro (Nado de Olinda) |
Regionalismo, artesanato, cultura popular, cerâmica, procedimentos tradicionais, música. |
070 |
Adriana Varejão: Metáforas da memória |
Linguagens híbridas, apropriação de imagens, contaminação de linguagens, citação, memória, arte barroca brasileira. |
071 |
Auto-Retrato |
|
072 |
Fiaminghi: encontro com a luz |
Cor, forma, abstração, arte concreta, geometria. |
073 |
O Artista e Eu |
Artistas-professores, concepções de ensino de arte, educação do olhar, |
|
|
imaginação criadora, atitude lúdica, pintura, desenho de observação, apropriação de imagens, experiência estética e estésica, artista propositor. |
074 |
Um olhar sobre obras em papel de Franklin Cascaes |
Cultura popular, linguagens, regionalismo, artista e sociedade, imaginário fantástico, heranças culturais, educação patrimonial. |
075 |
Renascença: rendas do Cariri |
Regionalismo, artesanato, cultura popular, procedimentos, tradicionais, heranças culturais. |
076 |
As imagens de Rosângela Rennó |
Apropriação de imagens, temática contemporânea, memória, fotografia, série, arte e vida. |
077 |
Regina Silveira: linguagens visuais |
Poética pessoal, pensamento visual, pesquisa em arte, desenho, multimídia do trabalho de artista ou Regina. |
078 |
Tomie Ohtake: O Traço Essencial |
Pintura, escultura, gravura, cenografia, gesto no traço, transparência, arte pública, poesia. |
079 |
A xilogravura de Ruben Grilo |
Xilogravura, diálogo com a matéria ,sério, observação sensível, história do Brasil, imaginário fantástico: artista e sociedade. |
080 |
Os objetos de Nazareth Pacheco |
Dimensão simbólica da matéria, matérias não convencionais, diálogo com a matéria, experiência, estética e estésica, corpo, arte contemporânea, objeto |
081 |
Amélia Toledo: Razão e Intuição |
Vitalidade da matéria, experimentação, diálogo com a matéria, coleta sensorial, projeto, arte e vida, educação do olhar arte pública |
082 |
Cildo Meireles: Gramática do Objeto |
Arte contemporânea, arte conceitual, artista e sociedade, arte e vida, objeto, procedimentos técnicos inventivos, artista-propositor, história do Brasil |
083 |
Símbolos de Marcello Grasmann |
Linha, luz, imaginário fantástico, gravura, desse banho, memória visual, arte medieval |
084 |
Tela s/ Tinta (Geração 80) |
Arte contemporânea, geração 80, estética do cotidiano, história do Brasil, pintura, poética de efêmero, diálogo com a matéria, atitude lúdica. |
085 |
Museu, Educação e o Lúdico |
Educação do olhar, concepção de ensino de arte, processo lúdico e participativo, jogos, atitude lúdica, ativar sentidos museus, experiência estética e estésica, ação educativa em espaços culturais. |
086 |
Universo Barroco de Aleijadinho |
Arte barroca brasileira, arte sacra, escultura, pintura, arquitetura, imaginação criadora, volume, história do |
|
|
Brasil, heranças culturais. |
087 |
Septuor ( Luiz Hermano) |
Escultura, poética pessoal, tridimensionalidade arte contemporânea, cultura popular procedimentos técnicos e inventivos. |
088 |
Maurício Bentes: Esculturas |
Matéria, subversão de usos, diálogo com a matéria, luz, happening, instalação, experiência estética, estésica. |
089 |
As Florestas Possíveis de Elisa Bracher |
Escultura, gravura em metal, poética pessoal, ateliê, arte pública, recursos naturais, matéria. |
090 |
Geraldo de Barros: Sobras em obras |
Percurso artístico, arte concreta, artista e sociedade fotografia, design mobiliário, pensando visual, histórica do Brasil. |
091 |
Norma Grinberg: Tridimensionais |
Potencialidade qualidade e singularidade da matéria, transformação, diálogo com a matéria, cerâmica, escultura, forma, composição. |
092 |
Mira Schendel: Atransparência essencial. |
Monotipia, assemblage, transparência, caligrafia, série crítica de arte, materialidade/materialidade |
093 |
Pita Camargo: Escultor |
Matéria, resistência, a matéria, escultura, volume, tridimensionalidade, abstração, arte pública. |
094 |
Ilusões Fotográficas de Vik Muniz |
Arte contemporânea, arte pública, códigos de representação, fotográfica, educação do olhar, poética pessoal, procedimentos técnicos inventivos. |
095 |
Restauração de prédios antigos |
Arquitetura, bens patrimoniais, matérias cultura e memória, história de Brasil, cidadania. |
096 |
3X3: 3 artistas, 3 dimensões: Marcelo Lago, Maurício Bentes, Luiz pizarro |
Artista-curador, contato com o público, provocar o espectador, poética do efêmero, ativar sentidos, diálogo com a matéria, escultura, espaço, Geração80. |
097 |
Noêmia Varela: De barro de vidro de barro |
História do ensino de arte, concepções de ensino de arte, educação estética, experiência estética e estésica, produtor- artista-pesquisador, atitude lúdica, aquarela. |
098 |
Quadro número zero |
Diálogo, com a matéria, ação pictórica, observação sensível, luz, cor, imaginário, fantástico, pintura, procedimentos técnicos inventivos. |
099 |
Arte Conceitual |
Arte contemporânea, arte conceitual metáfora, artista e sociedade, objeto, ready-made, livro de artista, experimentação, artista-propositor, relação público e obra. |
100 |
Jandira Lorenz |
Luz (claro-escuro), linha, imaginário fantástico, percepção, imaginação, desenho. |
101 |
O Toque Revelador |
Necessidades especiais, educação estética, processo lúdico e participativo, corpo perceptivo, ativar sentidos, metodologias de mediação, museu, desenho museográfico. |
102 |
A Arte Poética de Sergio Fingermann |
Projeto poético, séries, ateliê, gravura, pintura, atmosfera, luz, relação público e obra. |
103 |
Ocaso das Louceiras |
Regionalismo, artesanato, cultura popular, cerâmica, procedimentos tradicionais. |
104 |
Oratórios de Minas |
Bens patrimoniais materiais, heranças culturais, conservação, restauração, preservação, educação patrimonial, coleção, museu, arte barroca brasileira, história do Brasil. |
105 |
Tunga |
Linguagens híbridas, performance, arte e vida, pesquisa de materiais, corpo, artista-propositor, arte contemporânea |
106 |
Maurício Azeredo: Uma Obra Sem Avesso |
Design, mobiliário, forma/função, cor, contraste, cultura brasileira, heranças culturais. |
107 |
R. Burle Marx |
Bens patrimoniais materiais, coleção, cultura brasileira, forma, arquitetura, paisagismo, poética pessoal, pensamento visual, invenção, meio ambiente. |
108 |
Karin Lambrecht: De Corpo e Alma |
Poética pessoal, experimentação, ação pictórica, diálogo com a matéria, ateliê, arte contemporânea, ritual, natureza, cor, arte e vida. |
109 |
Construção Coletiva: A Cerâmica na Escola |
Projeto, parceria, coordenação, mural, cerâmica, signos. |
110 |
Nhô Caboclo e o Elo Perdido |
Cultura popular, regionalismo, escultura, imaginário fantástico, cultura brasileira, intuição, imaginação criadora, história do Brasil. |
111 |
Isaura Pena: A Alquimia do Nanquim |
Linha, figura/fundo, desenho, nanquim, silêncio, gesto no traço, crítico de arte. |
112 |
Daniel Senise: A Construção da Ausência |
Multiplicidade de leituras, artista, crítico de arte, acervo pessoal, apropriação de imagens, superfície, poética pessoa, arte contemporânea. |
113 |
Percurso: Guido Heuer |
Relação espectador e obra, educação do olhar, ação educativa, em espaços educacionais, obra curador, convivência com a arte, ecologia, poética pessoal. |
114 |
Minha Viagem em Wesley Duke Lee D’O Helicóptero À Fortaleza De Arkadin |
Instalação, vídeo experimental, arte contemporânea, intertextualidade, poética pessoa, interpretação poética, geografia. |
115 |
Zimmermann: O Criador De |
Luz, cor figura/fundo, pintura, |
|
Atmosferas |
procedimentos técnicos inventivos, poética pessoal, ação pictórica. |
116 |
Aquarela: Técnica em Evolução |
História dos procedimentos e técnicas artísticas, cor, sobreposição, aquarela, artista, curador, diálogo com a matéria. |
117 |
Crítica e Curadoria nas Artes Plásticas |
Artista, crítico de arte, curador, museus, espaço expositivo, relação público e obra, estética, escolhas. |
118 |
Sebastião Salgado: Cidadão do Mundo |
Ética, cidadania, geografia, luz, vida, cotidiana, fotografia, poética pessoal, sensibilidade, educação do olhar, experiência estética e estésica. |
119 |
A Arte Imaginária de ELi Heil |
Intuição, imaginação criadora, procedimentos técnicos inventivos, volume, imaginário fantástico. |
120 |
A Cor da Criação (Paulo Pasta) |
Projeto poético, diálogo com a matéria, silêncio, repertório pessoal e cultural, referências de artistas, cor pintura, experimentação. |
121 |
Anita Malfatti: modernista por natureza |
Curador, espaço expositivo, relação público e obra, processo lúdico e participativo, arte moderna, cor, pintura. |
122 |
Antônio Saggese: Arqueologia da Imagem |
Códigos de representação, arte contemporânea, história da fotografia, textura, fotografia, procedimentos técnicos inventivos, poética pessoal, exclusão social. |
123 |
As Fábulas de Antônio Poteiro |
Poética pessoal, imaginação criadora, diálogo com a matéria, pintura, escultura, forma expressiva, imaginário fantástico, cultura popular, festas e tradições. |
124 |
Di Cavalcanti – 100 Anos |
Arte como experiência de vida, esboços, repertório pessoal e cultural, projeto poético, retratos, vida cotidiana, desenho pintura, modernismo brasileiro. |
125 |
Giramundo: Uma História de Títeres e Marionetes |
Educação estética, processo lúdico e participativo, teatro de bonecos literatura, música, desenho, experimentação, imaginação criadora. |
126 |
Macrofotografia (Juarez Silva) |
Biologia, meio ambiente, fotografia, educação do olhar, luz, poética pessoal. |
127 |
Nome: Arnaldo Antunes |
Linguagens híbridas, poesia, música, artes visuais, performance, caligrafia, linha, ritmo, experimentação. |
128 |
Retratos e Auto-Retratos na Coleção Gilberto Chateaubriand |
|
129 |
Trajetória da Luz na Arte Brasileira por Paulo Herkenhoff |
Luz, cor, composição, curador, desenho museográfico, leitura comparativa, elementos da visualidade através do tempo, escolhas, cultura brasileira. |
130 |
A Arte no Auge do Império |
História do Brasil, iconografia, pintura, desenho, caricatura, imagem, pintura |
|
|
brasileira do século XIX, projetos de modernização, cultura brasileira. |
131 |
A Era JK |
Artes visuais, arquitetura, poesia, cinema, teatro, música, industrialização, cidades, arte, ciência e tecnologia, mídia/rádio e televisão, política, história do Brasil, arte concreta, neocentrismo. |
132 |
A Matemática da Música |
Música, som , escala musical, ritmo, matemática, história, códigos de representação, arte barroca, arte medieval, arte brasileira, arte popular. |
133 |
A Ordem no Caos |
Desenho, cestaria, fotografia, mosaico, forma geométrica, arte rupestre, arte indígena, arte muçulmana, arte abstrata, geometria, natureza, matemática. |
134 |
Anos 30: Entre Duas Guerras, Entre Duas Artes |
Modernismo brasileiro, história do Brasil, guerra, política, sociologia, arte e sociedade, pintura, academia, cinema, arquitetura, literatura. |
135 |
Anos 70: Trajetórias |
Arte contemporânea, arquitetura, vídeo arte, performance, linguagens híbridas, música, poesia, cinema, história do Brasil, política, arte e sociedade, atitude crítica, signos, experimentação. |
136 |
Arte e Números |
Pintura, mosaico, instalação, códigos de representação, espaço, perspectiva, história, matemática, o zero, senso numérico, experimentação, invenção. |
137 |
Barroco: Coleção Ângela Gutierrez |
Escultura, literatura, mobiliário, coleção, museu, restauração, formação de público, história do Brasil, arte barroca brasileira, arte sacra, heranças culturais, preservação e memória. |
138 |
BR80: Pintura Brasil Década 80 |
História do Brasil, pintura, arte contemporânea, Geração 80, temática figurativa, abstrata, ruptura de suporte. |
139 |
Caminhos da Abstração |
Artes visuais, forma cor, superfície, composição, temática figurativa, abstração, estética, geometria, experiência estésica e estética. |
140 |
Caos |
Caos criador, experimentação, projeto poético, intuição, matemática, física, pintura, instalação, parangolé, arte contemporânea, arte abstrata, relação espectador e obra. |
141 |
Contemporânea: Coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz |
Gravura, escultura, desenho, objeto, pintura, coleção, museu, arte contemporânea, bienais, cultura brasileira, ruptura de suporte, mercado de arte. |
142 |
Do Zero ao Infinito |
Arte, matemática, filosofia, interdisciplinaridade, cinema, arquitetura, |
|
|
história, tempo, espaço, educação do olhar, formação de educadores. |
143 |
Forma Dentro da Forma |
Perspectiva, espaço, ilusões de profundidade, forma, linha, cor, computação gráfica, pintura, instalação, fractal, matemática, geometria, história, códigos de representação. |
144 |
Forma que se Transforma |
Topologia, matemática, escultura, instalação, objeto, experimentação, diálogo com a matéria, ruptura do suporte, transformação, arte contemporânea. |
145 |
Independência |
História do Brasil, desenho de observação, pintura, aquarela, artistas viajantes, paisagem, cultura brasileira, história do ensino de arte. |
146 |
Modernismo: Coleção Gilberto Chateaubriand |
Pintura, escultura, cor, figuração, abstração, coleção, história do Brasil, modernismo brasileiro, heranças culturais, cultura brasileira. |
147 |
Modernismo: Os Anos 20 |
Modernismo brasileiro antropofagia, pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, cor, história do Brasil, cidades, política, industrialização. |
148 |
Música das esferas |
Música, som, escala musical, ritmo, timbre, matemática, logaritmo, códigos de representação, linguagem, instrumentos musicais. |
149 |
Nasce a República |
Pintura, literatura, fotografia, arquitetura, cinema, design, sociologia, história do Brasil, paisagem, academia, cultura brasileira. |
150 |
No Tempo da II Guerra |
História do Brasil, cultura brasileira, arte moderna, pintura, música, teatro, cinema, mídia/rádio, arquitetura, política, industrialização, Segunda Guerra Mundial. |
151 |
Novos Rumos: O Pós-Guerra |
Artes visuais, música teatro, cinema, literatura, museu, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Bienal de São Paulo, arte concreta, ruptura do suporte, história do Brasil, política, sociologia. |
152 |
O Artista e o Matemático |
Ação criadora, intuição, arte e tecnologia, matemática, arquitetura, poesia concreta, multimídia, arte concreta, neoconcretismo. |
153 |
O Belo |
Arte como idéia, belo, relação espectador e obra, experiência estética e estésica, objeto, ready-made, arquitetura, música contemporânea, arte conceitual, arte contemporânea, filosofia, matemática. |
154 |
O Número de Ouro |
Proporção, harmonia, pintura, desenho, |
|
|
arquitetura, poema épico, matemática, história, observação sensível, arte grega, arte renascentista. |
155 |
Popular: Coleção Jcques Van de Beuque |
Pintura, gravura, escultura, mobiliário, arte e vida, coleção, colecionador, museu, cultura popular, antropologia, heranças culturais, regionalismo, multiculturalidade. |
156 |
Pós-Modernidade |
Arte contemporânea, linguagens híbridas, videoarte, instalação, ready-made, happening, cinema, música, multimídia, grafite, materialidade, imaterialidade, história do Brasil, artista e sociedade, pluraridade cultural. |
157 |
Século XIX: Coleção Sérgio Fadel |
Pintura, coleção museu, concepções de ensino de arte, história do Brasil, artistas viajantes, academia, heranças culturais, cultura brasileira. |
158 |
Século XX: Primeiros Tempos |
Escultura, pintura, arquitetura, fotografia, cinema mobiliário, caricatura, ilustração, moda, cor, luz, temática figurativa, sociologia, história do Brasil, política, cidades. |
159 |
Simetrias |
Simetria, equilíbrio, composição, álgebra, geometria, matemática, música, embolada, poesia, pintura, escultura, arquitetura. |
160 |
Sobre Anos 60 |
História do Brasil, ditadura, linguagem do cinema, ready-made, linguagens híbridas, arte contemporânea, estética experimental, cinema, montagem/colagem. |
161 |
Tempo e Infinito |
|
161 |
Tempo e Infinito |
Tempo, espaço, movimento, perspectiva, matemática, física, pintura, performance, cinema, arte contemporânea, arte e tecnologia, relação espectador e obra. |
162 |
Fotografia: o exercício do olhar |
Fotografia, história da fotografia, arte, ciência e tecnologia, luz, poética pessoal. |