Arte Contemporânea na escola - 2016

Em 03/04/19 11:19

Arte Contemporânea na escola: formação inicial e continuada de professores/as foi um curso oferecido para os professores/as do Município de Goiânia, realizado em duas edições uma no 1º semestre de 2016 (de fevereiro a junho) e outra no 2º semestre de 2016 (de agosto a dezembro).

O curso teve como tema a: “Construção de metáforas nos diálogos com as poéticas” que considera as experiências envolvendo a criação de metáforas que se materializam através das poéticas possibilitando discussões sobre as relações entre as ações de perceber, pensar e fazer. Para nesse sentido, além de compreender as mudanças do campo da arte a partir da segunda metade do século XX, descobrir possibilidades poéticas de explorar questões relativas à arte e subjetividade.

Ele apresentou uma dimensão metodológica compreendida no âmbito do processo educativo com abordagem relação entre arte, poéticas, espaços não formais e as situações de aprendizagem para escola.

O curso foi teve 8 encontros presenciais, organizado entre os meses de Agosto a Dezembro de 2016, na sede do Polo Arte na Escola situado na Praça Universitária. Cada encontro durou 4 horas e foram conduzidos por uma equipe de professoras da Faculdade de Artes Visuais/UFG e do Instituto Federal.

A avaliação ocorreu de forma processual em todas as etapas, buscando perceber, nos/as participantes, a aquisição e ampliação de repertórios, a capacidade critica perceptiva, investigativa, reflexiva e o desenvolvimento individual
ou em grupo através da construção de um ‘diário poético/reflexivo’.

2/2016/3

2/2016