Cursos de extensão online - 2019 / 2º semestre

Em 03/02/20 18:15

Durante o segundo semestre de 2019, ofertamos os  cursos online (100% EaD) - listados abaixo, para estudantes de licenciaturas e Professor@s das redes municipal, estadual e particular.

CURSOS:

1. O FANZINE, ZINE E BIOGRAFICZINE: PARA UM RECONHECIMENTO DESTAS REVISTAS INDEPENDENTES E SUA APLICAÇÃO ESCOLAR

Ministrante: Gazy Andraus

Carga Horária: 40h

Resumo: Fanzines são revistas independentes criativas e manufaturadas que podem trazer em suas páginas textos, artigos, crônicas, poesias, ilustrações, cartuns, histórias em quadrinhos (HQs) etc. Podem também ser criadas autoralmente como uma arte interdisciplinar experimental e (auto)educativa. Os professores e alunos em geral (inclusive de Pedagogia) apreenderão e elaborarão neste curso os paratópicos fanzines (zines e biografizines), cujas versatilidades temáticas e de formas artísticas variadas auxiliam numa inteligência sistêmica e no processo de autoconhecimento, sensibilizando seus idealizadores e os que leem seus zines, de maneira fraterna, difundindo as ideias originais neles criadas. Seu potencial criativo e imagético pode ser repensado como uma potente ferramenta pedagógica interdisciplinar, amplificadora da inteligência imagético/textual e de autoconhecimento para todos os alunos escolares (e até os universitários e profissionais da educação), bem como aos de outras áreas.

2. CONHECENDO O UNIVERSO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Ministrante: Cátia Ana B. Da Silva

Carga Horária: 40h

Resumo: Este curso tem como objetivo apresentar aos participantes o universo das histórias em quadrinhos, com vistas a auxiliar na sua aplicação em sala de aula. Serão apresentadas a história e o desenvolvimento dessa forma de linguagem bem como suas características contemporâneas. Os participantes terão a oportunidade, também, de realizarem exercícios práticos, de forma que tenham contato com essa possibilidade gráfica de informar e contar histórias.

3. DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – desafios reais na prática.

Ministrante: Christiane Cavalcante Frauzino

Carga Horária: 40h

Resumo: O presente curso visa trazer à superfície, as reflexões e compartilhamentos através de relatos sobre o  contexto de imersão dos/das cursistas na Educação Infantil e a prática do desenho e como, em coletivo, podemos pensar novas estratégias para estimular e dar voz ao desenho das crianças de forma mais expressiva nos seus processos criativos.

4. CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO

Ministrantes: Ana Carolina Lisita e Lucas Costa

Carga Horária: 40h

Resumo: O curso propõe reconhecer a existência de múltiplas abordagens teóricas, temas de reflexão e estudos na formação do campo da cultura visual imbricado às questões de gênero que tangem as visualidades encontradas nesse meio. Por fim, o curso busca uma discussão coletiva para a construção de uma análise sobre as demandas atuais da cultura visual e gênero. Fornecendo uma ampla visão de antecedentes históricos e conceituais de modelos de representações identitárias, com a intenção de favorecer a compreensão crítica sobre como o gênero e a sexualidade a partir da compreensão das demandas político sociais, dando ênfase às produções de sentidos, relações entre poder, e as visualidades.

5. PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA GRAVURA: DO ESTÊNCIL AO DIGITAL

Ministrante: Maria de Fatima França Rosa

Carga Horária: 40h

Resumo: Esse curso tem como proposta proporcionar experiências práticas e teóricas na formação continuada de professores que atuam na rede oficial de ensino e para estudantes em formação no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Possibilitará conhecimentos dos processos de produção de gravuras no processo de hibridação que inicia com a criação de gravuras por meio da técnica de Estampas/Estêncil, e o processo com a Gravura digital, que é um processo que envolve o uso de softwares e periféricos para a criação e manipulação. A abordagem metodológica foi embasada na
Proposta Triangular, aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, nas experimentações e apropriações de meios digitais pelos estudantes, no processo de criação da gravura. O processo de ensino e aprendizagem configura-se como um meio relevante na articulação entre: as tecnologias computacionais, as mídias contemporâneas e os processos tradicionais de trabalhar a gravura.