Cursos online com inscrições abertas no período de 17 a 25 de setembro /2019

Em 16/09/19 18:07

Estão abertas as inscrições para os cursos online (100% EaD), listados abaixo:

1. O FANZINE, ZINE E BIOGRAFICZINE: PARA UM RECONHECIMENTO DESTAS REVISTAS INDEPENDENTES E SUA APLICAÇÃO ESCOLAR

2. CONHECENDO O UNIVERSO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

3. DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – desafios reais na prática.

4. CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO

5. PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA GRAVURA: DO ESTÊNCIL AO DIGITAL

 

Período de inscrição: 17 a 25 de setembro/2019.

Inscrição: Para se inscrever você precisa preencher e enviar o formulário, link compartilhável:

https://docs.google.com/forms/d/1zs2GL1321SuucGH3y3ebRe5Akn7e1QUqBKFasCrBUVU/edit 

Dúvidas e informações, escreva para o e-mail: artenaescolago@gmail.com 

 

CURSO

1. O FANZINE, ZINE E BIOGRAFICZINE: PARA UM RECONHECIMENTO DESTAS REVISTAS INDEPENDENTES E SUA APLICAÇÃO ESCOLAR

Ministrante: Gazy Andraus

Carga Horária: 40h

Público:

FAV EaD/UFG : 06 vagas

Estudantes de licenciaturas: 04 vagas

Professor@s das redes municipal, estadual e particular: 14 vagas

Período: 01 de outubro a 16 de dezembro

Resumo: Fanzines são revistas independentes criativas e manufaturadas que podem trazer em suas páginas textos, artigos, crônicas, poesias, ilustrações, cartuns, histórias em quadrinhos (HQs) etc. Podem também ser criadas autoralmente como uma arte interdisciplinar experimental e (auto)educativa. Os professores e alunos em geral (inclusive de Pedagogia) apreenderão e elaborarão neste curso os paratópicos fanzines (zines e biografizines), cujas versatilidades temáticas e de formas artísticas variadas auxiliam numa inteligência sistêmica e no processo de autoconhecimento, sensibilizando seus idealizadores e os que leem seus zines, de maneira fraterna, difundindo as ideias originais neles criadas. Seu potencial criativo e imagético pode ser repensado como uma potente ferramenta pedagógica interdisciplinar, amplificadora da inteligência imagético/textual e de autoconhecimento para todos os alunos escolares (e até os universitários e profissionais da educação), bem como aos de outras áreas.

 

2. CONHECENDO O UNIVERSO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Ministrante: Cátia Ana B. Da Silva

Carga Horária: 40h

Público:

FAV EaD/UFG : 06 vagas

Estudantes de licenciaturas: 06 vagas

Professor@s das redes municipal, estadual e particular: 13 vagas

Período: 01 de outubro a 16 de novembro

Resumo: Este curso tem como objetivo apresentar aos participantes o universo das histórias em quadrinhos, com vistas a auxiliar na sua aplicação em sala de aula. Serão apresentadas a história e o desenvolvimento dessa forma de linguagem bem como suas características contemporâneas. Os participantes terão a oportunidade, também, de realizarem exercícios práticos, de forma que tenham contato com essa possibilidade gráfica de informar e contar histórias.

 

3. DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – desafios reais na prática.

Ministrante: Christiane Cavalcante Frauzino

Carga Horária: 40h

Público:

FAV/UFG: 06 vagas

Estudantes de licenciaturas: 04 vagas

Professor@s das redes municipal, estadual e particular: 15 vagas

Período: 01 de outubro a 16 de novembro

Resumo: O presente curso visa trazer à superfície, as reflexões e compartilhamentos através de relatos sobre o  contexto de imersão dos/das cursistas na Educação Infantil e a prática do desenho e como, em coletivo, podemos pensar novas estratégias para estimular e dar voz ao desenho das crianças de forma mais expressiva nos seus processos criativos.

 

4. CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO

Ministrantes: Ana Carolina Lisita e Lucas Costa  

Carga Horária: 40h

Público:

FAV EaD/UFG : 10 vagas

Estudantes de licenciaturas: 05 vagas

Professor@s das redes municipal, estadual e particular: 11 vagas

Período: 01 de outubro a 16 de novembro

Resumo: O curso propõe reconhecer a existência de múltiplas abordagens teóricas, temas de reflexão e estudos na formação do campo da cultura visual imbricado às questões de gênero que tangem as visualidades encontradas nesse meio. Por fim, o curso busca uma discussão coletiva para a construção de uma análise sobre as demandas atuais da cultura visual e gênero. Fornecendo uma ampla visão de antecedentes históricos e conceituais de modelos de representações identitárias, com a intenção de favorecer a compreensão crítica sobre como o gênero e a sexualidade a partir da compreensão das demandas político sociais, dando ênfase às produções de sentidos, relações entre poder, e as visualidades.

 

5. PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA GRAVURA: DO ESTÊNCIL AO DIGITAL

Ministrante: Maria de Fatima França Rosa

Carga Horária: 40h

Público:

FAV EaD/UFG : 12 vagas

Estudantes de licenciaturas: 05 vagas

Professor@s das redes municipal, estadual e particular: 18 vagas

Período: 01 de Outubro a 15 de Novembro de 2019.

Resumo: Esse curso tem como proposta proporcionar experiências práticas e teóricas na formação continuada de professores que atuam na rede oficial de ensino e para estudantes em formação no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Possibilitará conhecimentos dos processos de produção de gravuras no processo de hibridação que inicia com a criação de gravuras por meio da técnica de Estampas/Estêncil, e o processo com a Gravura digital, que é um processo que envolve o uso de softwares e periféricos para a criação e manipulação. A abordagem metodológica foi embasada na
Proposta Triangular, aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, nas experimentações e apropriações de meios digitais pelos estudantes, no processo de criação da gravura. O processo de ensino e aprendizagem configura-se como um meio relevante na articulação entre: as tecnologias computacionais, as mídias contemporâneas e os processos tradicionais de trabalhar a gravura.