Especialização | Poéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básica
Período de inscrições: 31/03/2023 a 01/05/2023
PROCESSO SELETIVO
Período de inscrições: 31/03/2023 a 01/05/2023
Anexo I: TERMO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Anexo II: REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO PARA A PROVA ESCRITA
DADOS DO CURSO
Carga Horária Total:400h
Tipo de Ensino:Modalidade a Distância
Período do curso:02/06/2023 a 29/05/2024
Número de Vagas: 40 vagas
Encontros presenciais:O curso será ofertado na modalidade a distância, com um encontro presencial por mês em Goiânia (totalizando 12 encontros presenciais) no período da oferta, que ocorrerá às sextas-feiras indicadas pela coordenação, das 13h30 às 17h30.
Mensalidade: gratuito
Projeto do curso: Poéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básica
APRESENTAÇÃO
O trabalho no campo da formação docente enfrenta desafios contínuos desde etapas iniciais da graduação até a atuação profissional, denominada formação continuada. As dificuldades no âmbito acadêmico não são avessas comparadas com outros níveis e modalidades de ensino, enfrentados tanto por estudantes como por docentes. Para além das teorias que abarcam o ensino de arte ― entre elas a perspectiva da arte/educação e da educação para a cultura visual ―, a produção de sentidos, portanto, o acontecimento, requer a ação do encontro. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é documento normativo de referência nacional, o componente curricular “Arte” propõe a possibilidade de integração das artes. Diante da necessidade de problematizar uma equivocada compreensão do termo “integração” a uma ação docente de perspectiva polivalente no ensino das artes visuais, a presente proposta formativa evoca a produção de sentidos que emerge de um pensamento convergente, portanto, de um pensamento transdisciplinar. Em ação conjunta com ações didático-pedagógicas coerentes com a docência em artes visuais ―, ao se abrir para as especificidades disciplinares na busca por aquilo que as atravessa possibilita não apenas o “conhecer”, mas também o “aprender”. Indicando a possibilidade de desencadear um pensamento transdisciplinar na medida em que é desenvolvido através de um diálogo com as poéticas visuais contemporâneas que considera as relações entre conhecimento, emoções e ações.
OBJETIVOS DO CURSO
O curso deEspecialização Poéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básicatem como objetivo geral tecer relações conceituais que permeiam o exercício da docência orientada pelas poéticas visuais contemporâneas e/em práticas de mediação, por meio do pensamento transdisciplinar, no desenvolvimento de processos metodológicos como deflagradores de reflexões, problematizações e reformulações de concepções vivenciadas no contexto escolar e no diálogo com outros espaços científico-culturais. Este curso visa formar especialistas emPoéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básica, capazes de desencadear um pensamento docente transdisciplinar no diálogo com o universo da Educação, das Artes — com especial ênfase nas Artes Visuais — e da Cultura Visual.
METODOLOGIA
Serão promovidas experiências tendo a escola como campo de atuação, como eixo de convergência dos conteúdos estudados nas disciplinas para que os/as cursistas, percebam a necessidade de se constituírem como sujeitos pesquisadores de processos poéticos, didáticos e pedagógicos. Para que isso aconteça, torna-se necessária uma aproximação com a realidade escolar para a percepção sobre como teoria e prática se articulam, a partir de outros vieses aqui expressos como práticas transdisciplinares. O curso será ofertado na modalidade a distância, e acontecerá prioritariamente pelo Ambiente digital de Aprendizagem Moodle IPÊ ENSINO, destinado às atividades de ensino da educação básica, graduação e pós-graduação da UFG, mas outros espaços (com a devida orientação) serão vivenciados durante o percurso formativo, entre eles, centro culturais, museus, galerias e viagens programadas vinculadas às atividades afins ao curso. Os encontros presenciais serão realizados mensalmente no prédio da Faculdade de Artes Visuais (FAV), localizado no Campus Samambaia, e/ou centro culturais, museus, galerias entre outros, conforme estabelecido na programação divulgada previamente pela coordenação do curso.
PÚBLICO ALVO
Professoras e professores da Educação Básica. Sendo 20% das vagas destinadas a candidatos indígenas, pretos ou pardos e 10% reservadas aos servidores técnicos administrativos da UFG.
DISCIPLINAS
A Arte e Seus Contextos Investigativos na Educação Infantil: Ampliando Experiências Estéticas das Crianças e dos Adultos (40h) |
Ementa: Concepção de crianças e infâncias. Planejamento. Ação educativa e pedagógica. Cotidiano. Contextos investigativos. Experiência e estética. Organização dos tempos, espaços e seleção de materiais. Formação cultural.
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Cultural Visual, Diversidade e Diferenças (40h) |
Ementa: Com foco na circulação de imagens (artísticas e não-artísticas), esta disciplina visa oferecer instrumental analítico para examinar como a cultura visual colabora para a produção de significados relativos aos marcadores sociais (raça, idade, gênero, sexualidade, localidade e classe social) e suas articulações com as práticas sociais.
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Das Margens ao Centro: reflexões sobre o processo de mediação a partir do uso de imagens na Educação Básica e com ênfase na Lei 11.645/2008 (40h) |
Ementa: Pedagogias culturais e cultura visual. Lei 11.645/2008 e os documentos curriculares educacionais que norteiam o ensino na Educação Básica. Visualidades de resistência e possibilidades de mediação.
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Esta Fotografia Não Está na História da Fotografia (40h) |
Ementa: Fotografia sem história; fotografia vernacular daquelas cenas do “parabéns pra você nesta data querida” ou do “receba as flores que te dou e em cada flor um beijo meu”. Daquilo que ficou escrito na pele do papel: manchas, sujeiras, garatujas, fissuras, rasgos, lembranças, intenções, dedicatórias, o dito no verso. Dos encantos da imagem revelada: cianotipia e câmera escura.
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Estudos e Práticas das Artes Visuais na Educação Infantil: Possibilidades Transdisciplinares (40h) |
Ementa: Estudo sobre as artes visuais e suas influências culturais e educativas na educação infantil. Fundamentos, conceitos, funções, especificidades e características das artes visuais na educação infantil. Projetos de trabalhos na educação infantil.
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Histórias que Contam Imagens: Estratégias de Ensino a Partir do Cinema, Visualidades e Narrativas do Cotidiano (40h) |
Ementa: Discussão e reflexão sobre o uso em agência da realização cinematográfica, enquanto método didático e pedagógico, a partir de narrativas cotidianas e suas visualidades no contexto das exigências institucionais para o desenvolvimento de habilidades e linguagem curriculares.
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Laboratório de Práticas de Mediação: Diálogos com Poéticas Visuais Contemporâneas (40h) |
Ementa: Discussão sobre concepções, abordagens e espaços da arte contemporânea a partir do diálogo com práticas/poéticas visuais. Reflexões sobre interações entre processos e espectadores, considerando experiências articuladas em constantes movimentos – teóricos, metodológicos, práticos –, para compreensão das imagens como instrumentos de identificação e representação social, cultural, profissional, pessoal e pedagógica. Propostas e caminhos para experiências poéticas na escola e demais contextos educativos.
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Pensamento-Paisagem: Metáforas para uma Epistemologia Transdisciplinar (40h) |
Ementa: O pensamento-paisagem como acontecimento para a construção de uma epistemologia transdisciplinar. A ética amorosa na construção da paisagem como lugar de memórias, pertencimento e experiências poético-pedagógicas.
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Poética da Solidariedade: a Partilha nos Processos de Sentir-Pensar-Fazer (40h) |
Ementa: Crítica aos parâmetros organizadores do sistema da arte, em vista dos modos de produção, veiculação e fundamentações teóricas. Mapeamento de práticas sociais e culturais orientadas por parâmetros éticos, colaborativos e solidários. Exercícios orientados por uma possível poética da solidariedade, pautada pelas relações entre poiesis e aesthesis, numa orientação ética e solidária, em que pese as relações intracomunitárias mais que os produtos e artefatos finalizados.
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