Projetos de Trabalho

Projetos de Trabalho: as linguagens das artes na prática educativa na escola

Curso segundo semestre 2019.

Projetos de Trabalho

Em 2019 finalizamos mais um curso ofertado pelo Polo Arte na Escola Goiás FAV/UFG, sob a coordenação das professoras Valéria Fabiane Cabral e Noeli Batista dos Santos. O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Formação dos Profissionais da Educação – CEFPE.

Nome do projeto: Projetos de Trabalho: as linguagens das artes na prática educativa na escola

Público: Professores/as pedagogos na educação infantil e ou professores de artes visuais do Município de Goiânia.
Período de Realização: agosto de 2019 a novembro de 2019.
Carga Horária: 40 horas realizadas em encontros presenciais mensais e semanalmente no ambiente digital (Moodle Ipê).

Neste curso desenvolvemos um trabalho contínuo, denominado “Projetos de Trabalho: artes integradas na prática educativa na escola”. A integração entre as ações síncronas e assíncronas tem por objetivo abrir caminhos reflexivos que compreendam a arte como potência para o desenvolvimento de poéticas (dos/as) envolvidos/as), buscando um pensar crítico e experimentações possibilitando
Esse trabalho de formação contou com a ajuda de estudantes licenciados e licenciandos(as) do Curso de Licenciatura da Faculdade de Artes Visuais da FAV/UFG. De forma conjunta, pensamos em práticas que contribuam com as ações de ensino e aprendizagem e em processos de criação pelo ensino de arte buscando possibilidades de práticas pedagógicas na escola, através dos projetos de trabalho (HERNÁNDEZ, 2009). Levamos em consideração, as competências específicas das artes integradas para a educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais) no componente curricular arte normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante o curso experimentamos esses processos de criação na construção de projetos de trabalho voltados para a integração das linguagens artísticas (Artes Integradas).E, assim, refletimos sobre as aprendizagens nos Campos de Experiências das Artes Visuais, no diálogo com as linguagens da Música, do Teatro e da Dança em consonância com os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação de Goiânia e a Nacional Comum Curricular (BNCC).

Categories: notícias Noticias e eventos Banners